Aprende com dicas práticas como se comunicar melhor

10 PASSOS PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO

A dificuldade de expressão é percebida em muitas pessoas, porém, este problema se agrava no âmbito empresarial. Uma empresa que não se comunica bem, acaba por sofrer as conseqüências de não ser compreendida. Essa falha de comunicação pode ser relacionada com o posicionamento do negócio, falta de explicação clara sobre seus serviços ou ausência de foco empresarial. A dificuldade de comunicação entre os profissionais de um negócio também gera desgaste e conflitos desnecessários. Se a sua empresa apresenta um desses gaps, é importante tomar algumas atitudes para contornar e melhorar essa comunicação.

O que fazer quando a comunicação é ineficaz?

É fundamental pensar em diversos pontos relacionados na hora de se comunicar. Primeiro, deve-se perguntar qual é o objetivo, ou seja, o resultado que se espera da comunicação? Articular um bom objetivo auxilia na hora de desenvolver as estratégias para alcançá-lo. Avaliando isso, o próximo passo é envolver os indivíduos que farão parte do círculo de sua comunicação, relacionando-os ao assunto desejado em comunicar. Importante saber que, ao incluir os envolvidos, deve-se compreender que eles possuem opiniões, as quais devem ser ouvidas e associadas ao objetivo da comunicação. Além disso, necessita-se analisar seu público-alvo a fim de compreender suas necessidades e perspectivas, por meio de questionamentos que ofereçam as respostas certas para uma comunicação eficaz.

Com os objetivos traçados e envolvimento afinado, a comunicação tende a ser mais tranqüila, porém, ela não deve se delongar. Hoje, existem diversos exemplos de marcas que se comunicam com apenas uma expressão, ou até mesmo com uma única imagem, e garantem bons resultados e entendimento do público-alvo. Muitas vezes, realizar longas apresentações não é tão eficiente quanto uma frase ou parágrafo objetivo e impactante.

O que é importante saber ao me comunicar?

É necessário ter em mente que o que é comunicado, seja o formato ou linguagem, deve ser entendido pelo público receptor da mesma maneira que foi planejado pelo emissor. Alcançando esse objetivo, podem-se garantir resultados positivos à organização, e até mesmo mudanças de atitude e pensamento do público.

A comunicação necessita evoluir sempre e aprimorar-se continuamente. Uma excelente forma de compreender como deve ser essa evolução é por meio de um monitoramento de informações. Se a sua comunicação estiver sendo objetiva e assertiva, um monitoramento lhe trará as respostas certas sobre o pensamento do seu mercado sobre sua empresa, que atitudes seu público toma, quais suas expectativas sobre sua marca e,  inclusive, pode revelar visões errôneas devido a uma comunicação ineficiente. Todas essas informações são pertinentes, e apontam um novo e seguro direcionamento para sua empresa, que pode ser desde uma intervenção corretiva, até uma oportunidade de mudar definitivamente seu processo de comunicação.

Vamos relembrar então as 10 dicas de como é possível melhorar a comunicação B2B e B2C:

  1. Estabeleça um objetivo em sua comunicação e qual resultado será gerado por ela.
  2. Saiba ouvir o que seu público necessita. Um bom comunicador é um bom ouvinte.
  3. Seja objetivo. Muitas vezes é mais eficiente ter uma boa frase do que um péssimo discurso.
  4. Seja incisivo e coerente. A forma como você se comunica interfere no entendimento de seu receptor.
  5. Anote tudo. Discuta com as demais pessoas envolvidas as estratégias a serem adotadas em sua comunicação. Como vocês discorrerão o assunto?
  6. Procure ter vocabulário e conteúdo adequados a cada público e momento. Nada melhor do que um texto bem escrito ou uma expressão verbal clara e com bons argumentos.
  7. Aceite as críticas quando a mensagem comunicada não for eficiente e, utilize-as como oportunidades para melhorar.
  8. Mantenha o foco. É comum agregar assuntos diversos para reforçar a mensagem que queremos comunicar, porém, isso pode ser perigoso e levar a comunicação a perder o foco do tema.
  9. Cuide com a imagem de sua empresa. Para uma boa comunicação empresarial, não esqueça que o que você diz representa uma marca e não uma pessoa.
  10. E, por fim, mantenha a empatia. Uma comunicação que respeita as diferenças é fundamental.

Comunicar-se faz parte do ser humano e, comunicar-se bem, é o que mantém uma empresa de sucesso. Por isso, melhorar a forma de interagir e informar só trará resultados positivos e crescentes.

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