5 Ferramentas Para Ajudar na Assessoria de Imprensa

O dia a dia de uma assessoria de imprensa é lotado de atividades. Do release ao clipping, a rotina de um assessor, muitas vezes em uma equipe enxuta, demanda bastante tempo e dedicação. Assim como qualquer outro setor da empresa, a área de comunicação também pode fazer uso de ferramentas que auxiliem nos trabalhos e agilizem processos. Com mais tempo, o assessor consegue assumir um papel mais estratégico dentro da companhia, ajudando na tomada de decisões, na correção de rumos e no planejamento de ações.

A disseminação do acesso à internet e o avanço da tecnologia trouxeram novas possibilidades para os profissionais da área. Hoje, são muitas as ferramentas que podem ajudar na gestão da assessoria de comunicação, agilizando o trabalho das agências, desde o gerenciamento dos canais digitais do cliente até a organização de tarefas e pesquisa.

Essas plataformas servem como um complemento para otimizar os processos realizados com os recursos tradicionais, como press release, por exemplo, auxiliando o assessor a dominar os novos formatos de mídia e as boas práticas do mundo online e proporcionando mais eficiência e assertividade no desenvolvimento de suas atividades.

Pensando em todos esses benefícios, confira a seguir 5 ferramentas para ajudar a assessoria de imprensa a ter mais organização e agilidade nos seus processos.

Google Analytics

A gigante da tecnologia fornece diversas soluções que podem ser utilizadas no dia a dia da assessoria de imprensa. Uma delas é o Google Analytics, uma ferramenta muito importante para realizar o acompanhamento e análise de desempenho de sites de clientes. A plataforma permite ter acesso a diversas métricas importantes para a mensuração de resultados e para o acompanhamento do comportamento do usuário em cada site, como visitas, acessos por páginas, duração média da sessão, conversões e as redes sociais que mais geraram visitas.

Trello

Essa é uma ferramenta útil para a gestão de qualquer projeto que exija organização e hierarquização de informações, através de anotações de tarefas, eventos, reuniões, etc. O Trello pode ser utilizado para organizar projetos da maneira que você preferir, dividindo-os em quantas etapas achar necessário, de forma dinâmica e funcional. A plataforma permite a criação de checklists e a designação de tarefas específicas para uma determinada pessoa, por meio de uma interface com diferentes áreas e cards, que podem ser manejados de acordo com o andamento do projeto.

Um jeito muito utilizado por agências para monitorar as tarefas é a separação em listas como ‘A Fazer’, ‘Fazendo’ e ‘Feito’, assim todos podem conferir o andamento dos projetos e se estão dentro do prazo estipulado. Todo o conteúdo fica armazenado online, podendo ser acessado por qualquer pessoa que seja adicionada ao grupo, membros da equipe ou clientes, e acessado de qualquer dispositivo com acesso à rede.

RD Station

Adotar estratégias de marketing digital se tornou algo fundamental no dia a dia de agências de comunicação, otimizando materiais e auxiliando na captação de novos clientes. O RD Station é uma ferramenta de automação e gestão de conteúdos e tráfego para os sites dos clientes, que auxilia na captação de novos leads e de novas oportunidades de negócios. Além disso, a plataforma possibilita gerenciar as estratégias de comunicação relacionadas a e-mails, ainda hoje, uma das formas mais efetivas de se comunicar e fidelizar o público-alvo da marca.

Runrun.it

Essa ferramenta ajuda a organizar o fluxo de trabalho da equipe e a facilitar a comunicação entre todos os membros, dispensando e-mails e reuniões sem propósito. Com um viés mais voltado para gestores, a plataforma oferece o acesso a relatórios com o andamento dos projetos, que possibilitam tanto o controle da  produtividade da equipe quanto a gestão do tempo. Desse modo, é possível acompanhar cada membro da empresa e o tempo de execução de suas tarefas, além de priorizar atividades e controlar o tempo de cada uma delas. Todas as informações, conversas e arquivos compartilhados ficam armazenados, sendo excluídos apenas se a tarefa for deletada.

O Runrun.it gera relatórios de atividade e desempenho de equipe automaticamente e ainda possui um sistema que distribui pontos e medalhas para os usuários de acordo com seu engajamento.

MITI

O clipping é umas das tarefas mais importantes exercidas pelo assessor, sendo fundamental para mensurar seu trabalho, conhecer o mercado em que seu cliente  está inserido, assim como  monitorar a concorrência e construir relevância e autoridade para a marca. Em tempos digitais, são muitas as ferramentas que auxiliam a agilizar a clipagem, tornando-a muito mais abrangente e eficiente.

Uma delas é a MITI, uma plataforma exclusiva que oferece serviços completos de monitoramento de informações, desde o clipping de veículos tradicionais até o monitoramento de sites e das redes sociais. Com uma interface simples, a plataforma conta com diversas funcionalidades que otimizam processos e disponibilizam conteúdos relevantes, auxiliando na geração de insights competitivos. Além disso, fornece indicadores úteis para a tomada de decisões e para o direcionamento estratégico da empresa, proporcionando muito mais agilidade e assertividade à atuação da empresa. As soluções ainda contam com serviços adicionais, como a tradução de conteúdos, relatórios de retorno de investimento e alertas por SMS.

Com as novas ferramentas digitais, o assessor vai, aos poucos, ganhando protagonismo e uma nova função dentro da equipe de comunicação de uma empresa. Ao agilizar processos e poupar tempo, o profissional passa a desempenhar uma função mais analítica, auxiliando na tomada de decisões e na definição de novas estratégias. Cabe ao assessor estar por dentro das novidades e saber aproveitar as plataformas que tragam mais e melhores resultados, seja na organização de atividades ou na conquista de novos negócios.

E você, utiliza alguma dessas ferramentas na sua empresa? Conhece alguma outra ferramenta que não comentamos? Compartilhe conosco suas experiências. Deixe-nos um comentário!

Compartilhar:
miti

miti

Monitoramento estratégico de conteúdo. Informações relevantes, selecionadas e filtradas de acordo com a estratégia de negócios de sua empresa. Nossa equipe de inteligência é formada por profissionais dedicados a estudar as especificidades de cada clientes.

Deixe uma resposta