A Importância do Monitoramento de Notícias para Pessoas Públicas

Em tempos de internet e redes sociais, as notícias circulam em uma velocidade jamais vista. Essa incessante produção e disseminação de conteúdo traz consigo alguns desafios, como o compartilhamento e repercussão de informações falsas e de pouca credibilidade. Em um mundo conectado, onde o que é dito nas redes ganha mais importância a cada dia, isso acaba se tornando um terreno fértil para a desinformação, através da propagação de boatos e mentiras.

O fato de uma grande parcela do público sequer checar as fontes das informações que aparecem na sua timeline antes de curtir ou compartilhar se tornou um grande problema. A situação chegou a tal ponto que o Facebook anunciou medidas para tentar conter a disseminação de notícias falsas.

Isso acaba se tornando bastante perigoso para empresas e, principalmente, para pessoas públicas, cujas vidas estão cada vez mais expostas na internet. Uma simples postagem em alguma mídia social pode viralizar, tomando proporções difíceis de controlar e sendo levada como verdade por muitos internautas. Um outro risco, esse até mais grave que o anterior, é o vazamento e o compartilhamento de informações pessoais ou confidenciais sem o consentimento da pessoa, podendo trazer constrangimentos e prejuízos ao indivíduo atingido.

Nesse cenário, é essencial realizar o monitoramento de notícias e outros conteúdos publicados na internet sobre a pessoa. O acompanhamento e coleta dessas informações vai auxiliar na tomada de decisões e na mitigação de possíveis danos.

Pensando nisso, confira a seguir algumas situações em que o monitoramento de notícias pode oferecer vantagens para pessoas públicas.

Comentários Negativos

Ao entrarmos nos perfis de pessoas públicas nas redes sociais, sejam políticos ou celebridades, é comum nos deparamos com menções negativas e depreciativas na sessão de comentários. No caso de comentários feitos na fanpage, a melhor opção é encarar a reclamação. Apagar ou não responder o comentário pode ser ainda pior, pois vai parecer que você quer ignorar o assunto ou escondê-lo. O internauta pode voltar com mensagens mais ofensivas e instigar os demais seguidores ali presentes. Portanto, a pessoa responsável deve identificar o contexto e, se necessário, responder de maneira assertiva. Porém, se algum conteúdo negativo ganhar proporções além do esperado, viralizando ou chegando a portais de notícias, a melhor estratégia pode ser a elaboração de uma nota oficial para ser divulgada nos perfis sociais da  personalidade.

Notícias Falsas e Boatos

Ter uma equipe que monitore notícias e conteúdos de perto é essencial para identificar focos de crise e qualquer informação fictícia que esteja começando a circular nas redes. Esses profissionais irão varrer as redes sociais atrás de notícias falsas e tendenciosas, que tragam prejuízos à imagem da pessoa pública.

Caso haja a identificação de algum conteúdo desse tipo, a melhor opção é entrar em contato com os responsáveis pelo site e pedir a retirada ou correção da publicação. Se a notícia tiver origem em sites ou portais também falsos, é possível realizar uma solicitação junto à própria rede social, como no caso do Facebook. De qualquer forma, a melhor saída pode ser a elaboração de uma nota para imprensa, fazendo com que a versão correta seja vista e publicada.

Conteúdos Positivos

O monitoramento de notícias sobre alguma pessoa pública deve levar em consideração também os conteúdos positivos relacionados a ela. Afinal, não é só de notícias falsas e coisas negativas que a internet é feita. Espalhados pela rede estão os fãs, simpatizantes, apoiadores e parceiros da pessoa pública em questão. Além disso, há também as notícias positivas, como a repercussão de alguma declaração ou ação, por exemplo. O monitoramento vai permitir, inclusive, a mensuração de alguma ação realizada, identificando como o público está reagindo ou se a imprensa está se interessando pelo assunto, além de ser possível reutilizar essa mídia positiva em benefício próprio.

Relacionamento com o Público

Para a pessoa pública, o monitoramento de notícias e informações a seu respeito pode trazer alguns benefícios importantes. Um deles é a possibilidade de se conhecer melhor o público que a segue e que se interessa por ela. Isso permite traçar um perfil com as características desse público, possibilitando a produção de conteúdos mais direcionados e de intenções mais precisas, aumentando as chances de repercussão positiva e de conquista de novos seguidores.

Os últimos anos despertaram uma atenção especial para a divulgação e o compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais. Em tempos de consumo e produção massivos de informações na internet, fica clara a importância de se realizar um monitoramento de notícias eficiente e completo, que possa auxiliar na tomada de decisões, na definição de estratégias e na contenção de crises, potencializando ganhos e evitando prejuízos à imagem de empresas e pessoas públicas.

A MITI Inteligência oferece uma plataforma exclusiva para o monitoramento de notícias de diferentes veículos de comunicação e tipos de mídia – online, impresso, rádio, TV e mídias sociais. Ficou interessado? Acesse nosso site e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela MITI para você.

 

Compartilhar:
miti

miti

Monitoramento estratégico de conteúdo. Informações relevantes, selecionadas e filtradas de acordo com a estratégia de negócios de sua empresa. Nossa equipe de inteligência é formada por profissionais dedicados a estudar as especificidades de cada clientes.

Deixe uma resposta