CONFIRA AS TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO PARA 2017 E PREPARE SUA EMPRESA PARA O FUTURO

A WGSN, um portal de trendhunting britânico que é referência mundial em pesquisa de tendências no comportamento do consumidor, apresentou quatro principais previsões que vão influenciar nossas atitudes a partir de 2017, mas que já podem ser observadas atualmente, dentre as quais estão “Encontro de culturas”, “Fronteiras Urbanas”, “Pausa” e “Onda digital”. De forma geral, os quatro pontos retomam a ideia de globalização, resgate do real e das experiências autênticas, da crescente urbanização, da (des)conexão, da fuga dos padrões e da busca pela simplicidade. Tudo isso reflete a importância de entender pessoas para pensar negócios, colocando os anseios do consumidor sempre à frente para obter o sucesso almejado.

Encontro de Culturas

Em um mundo cada vez mais pasteurizado, onde as pessoas se vestem igual e comem as mesmas coisas nos quatro cantos do mundo, surge a necessidade de sair do superficial e buscar experiências autênticas e genuínas. Um viajante, por exemplo, já não quer conhecer apenas os pontos turísticos mais populares de uma cidade, ele quer ter uma experiência regional mais profunda, vivenciando detalhes e momentos únicos que passam despercebidos pela mídia, como fazer uma refeição típica na casa de um habitante local ou conhecer um pub mais afastado onde somente moradores da região frequentam.

Nesse caso, as marcas precisam ser autênticas, apresentar pontos de vista diferentes e oferecer oportunidades únicas para o consumidor, se quiser surpreendê-lo e conquistá-lo. O aplicativo Vayable, por exemplo, proporciona experiências inusitadas a um viajante, que vão desde aproveitar uma saída fotográfica com um fotojornalista experiente pela Big Apple até acompanhar caçadores de trufas na Toscana e ainda fabricar o seu próprio azeite. São mais de duas mil opções ao alcance de qualquer turista, com opções para todos os gostos e bolsos. O aplicativo ainda traz vantagens para os moradores locais, que podem trabalhar como guias turísticos, ficando com 85% do valor pago pelo turista. Portanto, é uma alternativa muito interessante para quem gosta de conhecer gente nova e trocar experiências.

vayable app

A troca de conhecimentos também é uma tendência identificada, sendo bastante valorizada pela sociedade. Tendo isso em vista, o Nihi Sumba Resort estimula o contato entre hóspedes e a comunidade local, permitindo a troca de costumes, práticas e tradições. Uma atividade enriquecedora tanto para as duas partes envolvidas quanto para o próprio ambiente, uma vez que a comunidade local transmitirá boas práticas ambientais e sustentáveis. Dentre algumas experiências únicas que os turistas podem vivenciar, estão a observação de aves, visitas educativas a projetos sustentáveis locais, surf, passeios em Kayak, aulas de yoga, massagens, e caminhadas pela floresta guiadas por moradores que oferecem interpretações mais autênticas sobre a região e a cultura local.

nihi-resort

Fronteiras Urbanas

Com o aumento da população e do custo de vida,  hoje é quase inacessível morar em grandes centros urbanos. Em decorrência dos preços exorbitantes e da falta de espaço para novas construções, a solução é expandir as cidades em direção a suas áreas periféricas. As pessoas estão em busca de alternativas mais simples, mais reais e rotineiras, pois estão cansadas de terem de se moldurar conforme as necessidades urbanas. Tornou-se mais importante vivenciar experiências que melhorem a rotina dos consumidores, do que aquelas que oferecem melhores alternativas para somente sobreviver.

Para ilustrar essa nova realidade, podemos citar o projeto London is Changing, criado por Rebecca Ross, Communication Design Course Leader da Central St Martins, e seu assistente Duarte Carrilho da Graça, com o objetivo de expor ao mundo o quão Londres mudou de uma década para cá. Para tanto, histórias de pessoas que tiveram que abandonar Londres devido a seu custo de vida elevado foram exibidas em grandes outdoors espalhados pela metrópole.

london-is-changing-1 london-is-changing-2

Essa urbanização crescente também tem incentivado os jovens artistas e criativos, em geral, a irem cada vez mais para as áreas periféricas e ocupar essas fronteiras urbanas, fomentando, consequentemente, uma diáspora criativa, com foco no minimalismo, na honestidade e no acolhimento. A tendência é que as marcas proporcionem sensações caseiras ao consumidor, que remetam ao aconchego do lar e mudanças pequenas e transitórias que ocorrem de uma temporada a outra, para que o consumidor possa se sentir em casa.

Pausa

Essa tendência se atem às coisas importantes da vida, com foco no tempo, espaço, significado e experiência, de uma forma mais introspectiva. Refere-se a um momento de reflexão, introspecção, de voltar e procurar entender os significados olhando para dentro de si. Captar a sensibilidade poética das coisas é o grande ideal deste movimento.

“Pausa” faz referência à necessidade do consumidor de relaxar e ter um tempo para si mesmo. No entanto, essa pausa não significa, necessariamente, se desconectar da tecnologia. A tecnologia, na verdade, continua no cenário como facilitador para uma melhor qualidade de vida. Ou seja, as pessoas tendem a buscar meios, plataformas e formas que ofereçam maneiras acessíveis para o consumidor fugir da rotina cansativa, descansar e refletir. A questão é desconectar do outro para se conectar consigo.

Se antes a tecnologia era vista como distração e motivo de estarmos passando pouco tempo com a família e amigos, deixando nossas vidas de lado, hoje, esta passou a ter outro significado, assumindo um papel de aliada na busca pelo equilíbrio e bem estar. Os aplicativos de meditação que ensinam a meditar e ajudam a relaxar são exemplos concretos disso.

app-de-meditacao

Em contradição à primeira visão que a sociedade tinha da tecnologia, na qual as pessoas criticavam o uso exagerado das redes sociais como forma de apenas se comunicar virtualmente, sem agregar valores para tal, atualmente podemos perceber uma inversão de papel, onde a tecnologia está sendo utilizada para melhorar os relacionamentos pessoais.

A BVG, empresa de transportes públicos de Berlim, capital do país com a menor taxa de natalidade do mundo, percebeu essa nova tendência e criou um espaço em seu site para ajudar os mais tímidos a encontrarem o amor perdido nas estações de metrô, chamado “Meine Augenblicke”, cujo lema é “A sua segunda chance”. Para tanto, a pessoa deve descrever o momento em que esbarrou pela pessoa e as características de quem está buscando. Se o par se reconhecer nessa descrição, a BVG avisa por e-mail e espera por um final feliz. O interessante é que para evitar que espertinhos finjam ser o pretendente, o site criou uma “lista de personas non gratas” que são banidos e proibidos de realizar um novo cadastro.

bvg bvg2

Onda digital

Inspirada pelo movimento artístico pós internet, a Onda Digital deve sua força à geração Z, os consumidores do futuro, capazes de transformar o mundo em um lugar melhor através de mudanças a favor de uma cultura da tolerância e transparência. Esse público cresceu com as redes sociais e utiliza a internet sem medo para expor opiniões e lutar pelos seus ideais, além de não ligar para os padrões impostos pela sociedade. O desafio para as marcas será se desprender da convencional publicidade, desafiar os padrões com criatividade, ter consciência do perfil do novo consumidor e não ter receio de abraçar sua causa.

O aplicativo No Ad, por exemplo, retrata esse novo cenário de forma criativa e ousada. Os nova-iorquinos que utilizam o metrô para se locomover, podem passar a enxergar obras de arte no lugar dos anúncios através do aplicativo No Ad que utiliza a tecnologia de realidade aumentada.

Outro projeto que traduz muito bem essa tendência, e que teve grande repercussão na mídia e em veículos dos quatro cantos do globo, é o Holograms for Freedom, a primeira manifestação holográfica do mundo. Em resposta à aprovação da Lei de Proteção do Cidadão, que ficou mais conhecida como “Lei da Mordaça”, criada pelo governo espanhol que impunha várias restrições, multas altas e, inclusive, prisão para pessoas que participassem de manifestações, a plataforma No Somos Delito (tradução livre: não somos criminosos) organizou essa manifestação com o intuito de informar os cidadãos sobre o significado dessas reformas que vão contra os direitos de expressão e de se reunir em grupos.

A partir das quatro tendências de comportamento apresentadas para 2017 pela WGSN, torna-se evidente a importância deste entendimento e adaptar-se a esta nova realidade seja no atendimento desses novos interesses dos clientes, quanto principalmente, nas ações e estratégias utilizadas para atraí-los, como a produção de conteúdo, o design e a linguagem utilizados, que vão ainda além da prestação de serviços em si. Acompanhar o mercado constantemente e estar atento aos comportamentos que vão pautar nossas atitudes no futuro, identificando tendências que impactem nos resultados de seu mercado também é possível através de plataformas de monitoramento de informações, que se, aliadas à Inteligência de Mercado, podem trazer insights valiosos para o planejamento estratégico e para a tomada de decisões. A análise de tendências faz parte das soluções de mercado que a MITI oferece aos seus clientes, sendo de suma importância para compreender cada vez mais a mente intrínseca de cada consumidor e se destacar no gigante mercado competitivo que nos cerca.

Banner-Blog_03

Compartilhar:
miti

miti

Monitoramento estratégico de conteúdo. Informações relevantes, selecionadas e filtradas de acordo com a estratégia de negócios de sua empresa. Nossa equipe de inteligência é formada por profissionais dedicados a estudar as especificidades de cada clientes.

Deixe uma resposta