mercado de games e inovações tecnologicas

A EVOLUÇÃO E INOVAÇÃO NO MERCADO DE GAMES

A indústria de games e entretenimento está passando por um grande período de transformação. Hoje, cresce mais do que a indústria fonográfica e a cinematográfica por diversos fatores. A distribuição digital mudou também a maneira como o conteúdo chega a seus consumidores e o processo de interatividade tornou a experiência única para cada usuário.

Segundo pesquisas, o mercado de entretenimento no Brasil gerou um faturamento de R$ 5,7 bilhões em 2014. Deste valor, R$ 4 bilhões foram relativos a produtos voltados para o público infanto-juvenil mercado este, tendencioso a aumentos.

Os altos e positivos números resultam da inovação constante do mercado, com seus produtos cada vez mais atrativos, como o caso de tablets mais desenvolvidos e destinados a jogos e consoles de vídeo game, este nicho que representou um aumento de 33% no ano de 2014.

Com crescimento constante, o mercado de jogos de vídeo game está na contramão da tendência global de retração, sendo que até meados de julho de 2014, o Brasil teve faturamento de US$ 247,9 milhões, sendo ultrapassado pela Inglaterra (U$ 520 milhões), mas ainda à frente de Espanha (U$ 203,7 milhões) e Itália (U$ 194,4 milhões).

 

A razão do sucesso

Os fabricantes estão colocando cada vez mais recursos nos jogos para expandir as possibilidades de interação do usuário. Um dos principais exemplos de sucesso é o jogo Mortal Kombat X, famoso game de luta que vem se aprimorando e conquistando gamers ao longo dos anos. O jogo permite a escolha dos conhecidos personagens do game, dando ênfase para o visual gráfico aprimorado e fatalities extremamente reais, que engajam o jogador colocando-o em ação com o personagem.

Outros aspectos explorados para o desenvolvimento de um jogo de sucesso são a qualidade da animação, a trilha sonora, efeitos especiais, bom enredo e fácil jogabilidade. São características que ajudam o jogador a identificar-se com um personagem, envolvendo-se “pessoalmente” na aventura. Além disso, os games permitem aos jogadores vivenciarem uma realidade que, por diversas vezes, é impossível no mundo real.

 

O lado positivo

Os educadores estão começando a aceitar a ideia de que os jogos possam surtir impacto positivo no desenvolvimento pessoal e intelectual dos indivíduos. A previsão é que games e softwares sejam utilizados como instrumento de ensino em salas de aula, ambientes de negócios, grandes empresas e instituições. Aceitar as mudanças tecnológicas e culturais do século XXI é fundamental para inserir as pessoas no universo digital, utilizando a tecnologia como aliada, e não inimiga.

Do ponto de vista educacional, a discussão sobre prejuízos dos videogames está cada vez mais sendo deixada de lado. Em seu lugar, aparecem questionamentos sobre como usar essa tecnologia de forma educativa. Segundo uma pesquisa da Tohoku University, 63% dos pais consideram que os jogos digitais fazem bem a seus filhos o que estimula as crianças a se tornarem gamers desde cedo.

Atualmente existem clínicas de fisioterapia que utilizam games do Nintendo Wii para auxiliar no tratamento de pacientes com determinados tipos de lesão. Segundo o fisioterapeuta Fábio Navarro Cyrillo: “Enquanto estão jogando, os pacientes, sem perceber, executam movimentos que eles mesmos consideram difíceis”. Além de diversão, a técnica garante resultados promissores, não apresenta restrição de idade e também pode ser aplicada a pessoas com problemas neurológicos, com o devido acompanhamento médico.

São tantas novidades no mundo dos games, que as redes sociais podem ser usadas como referência para avaliar a aceitabilidade dos jogos e consoles. Da mesma forma, percebe-se que os usuários estão cada vez mais críticos, fazendo comparações e comentários a respeito das principais fabricantes de games do mundo. É um mercado em constante evolução, com usuários cada vez mais devotos e, também, exigentes.

 

O mundo dos Games nas Redes Sociais

Nas redes sociais é possível avaliar com clareza a percepção do público sobre produtos e serviços, por meio de uma pesquisa de monitoramento de informações. Os fabricantes buscam sempre aprimorar seus produtos com objetivo de aumentar sua atuação no mercado e maximizar o impacto sobre o varejo, mas precisam estar atentos para a imagem que os consumidores têm a respeito de sua marca (uso de uma auditoria de imagem). Sejam positivas ou negativas, as interações em redes sociais influenciam diretamente o público e também o resultado das ações de mercado.

O monitoramento estratégico desses canais, além de filtrar as informações relevantes de maneira funcional, possibilita um trabalho estratégico mais avançado, com uma análise de inteligência e de concorrência, que leva em consideração o feedback da opinião pública e especializada, garantindo melhores resultados.

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4 comentários

  1. Sempre gostei de jogar videogame.

  2. Gostei destas dicas!
    Clica no meu nome que você vai ver algumas coisas interessantes para desenvolvimento e criação de games com UNITY 5 e realidade aumentada.

  3. Que bom que gostou, Fernando! 🙂

  4. Jogar videogame é tudo de bom, né, Aguiar? 🙂

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