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MENSURAÇÃO DE RESULTADOS NO MARKETING DIGITAL – MÉTRICAS, INDICADORES E FERRAMENTAS

Já dizia Peter Drucker, famoso especialista em Administração Moderna: “Não podemos gerenciar o que não podemos medir”. Como e o que precisa ser medido para gerenciar resultados online são dúvidas muito comuns entre gestores de marketing, afinal, eles precisam tomar decisões, que por sua vez são baseadas em fatos.

Atualmente, todas as nossas ações online refletem em como uma empresa deve agir para nos cativar. Quem nunca buscou algum termo no Google – óculos de sol, por exemplo – e logo depois foi bombardeado por anúncios sobre o que acabou de ser pesquisado? Todos os nossos passos são monitorados, até parece que não temos mais liberdade para navegar na web, não é mesmo? E é justamente por essa facilidade de obtenção de dados proporcionados pela internet que as empresas estão destinando orçamentos de comunicação e marketing cada vez maiores aos canais digitais, acarretando, por conseguinte, na maior atenção aos resultados provindos desse investimento.

A tomada de decisões fica ao final de uma linha tênue que comporta a interpretação verdadeira dos indicadores certos para, então, concluir se um resultado foi positivo ou negativo. Por exemplo, digamos que você iniciou uma campanha no Google Adwords e o número de visitas no seu site aumentou em 200%. Mas, que tipos de usuários foram atingidos pela campanha? Suas vendas aumentaram? O que de fato esses novos visitantes trouxeram? Nem sempre o crescimento de um indicador tem relação com o objetivo. Portanto, determinar o que mensurar precisa ser meticulosamente baseado nos objetivos da sua ação para que a compreensão seja fiel aos fatos.

Com os objetivos e os indicadores bem definidos, você pode mensurar os resultados ao final de uma campanha, determinando, assim, se você conseguiu alcançar os seus objetivos e quais foram os resultados obtidos a partir das estratégias utilizadas. Analisar profundamente suas campanhas, avaliando todos os dados coletados é fundamental para que você possa determinar as lições aprendidas e elaborar planejamentos cada vez mais adequados para suas futuras campanhas. Se você não sabe por onde começar ou precisa revisar a sua estratégia existente, confira algumas dicas e entenda melhor a gestão por resultados.

Quais variáveis devem ser observadas?

  • Total de visitas do site ou blog: O site do seu negócio é um dos principais meios no qual seus clientes e potenciais clientes estão presentes. Mensure o total de visitas que ele recebe mensalmente. Você ainda pode identificar de onde essas visitas estão vindo. Com base nisso, é possível saber se deve continuar investindo em determinada ação, bem como eliminar ou iniciar outras, objetivando o crescimento constante do número de visitas.
  • Taxa de abertura do e-mail marketing: Sim, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta muito importante para o marketing digital. Para verificar a eficácia de suas campanhas nessa plataforma, você pode medir a quantidade de pessoas que abriram seu e-mail dividido pelo número de pessoas que o receberam. Essa métrica indica a qualidade do assunto escolhido para o email e o melhor horário de envio. Outras taxas como a de cliques e de descadastros auxiliam em uma análise mais fidedigna.
  • Taxa de rejeição: Também conhecido como Bounce Rate, é o percentual de visitantes que acessaram uma única página do site de sua empresa e saíram, sem continuar a navegação. O monitoramento dessa taxa permite obter uma melhor visão sobre o conteúdo em geral presente no seu site/blog para otimização e outras melhorias, reduzindo a rejeição. Quanto mais visitas, maior será a chance de gerar conversões.
  • Taxa de conversão: Por outro lado, deve-se analisar também a taxa de conversão, uma das métricas mais importantes e confiáveis para medir o desempenho de suas ações de marketing digital. Ela serve para ajudar na identificação de falhas, necessidade de melhorias e adequações, além de direcionar melhor os investimentos realizados. Consiste na relação entre o número de visitas/cliques/acessos e o número de compras realizadas por elas.
  • Monitoramento de mídias sociais: Além das métricas já oferecidas pelas redes sociais como taxa de alcance e impressões, é fundamental monitorar a sua visibilidade nesse meio, onde grande parte dos consumidores está presente compartilhando sua vida pessoal, opiniões, gostos, insatisfações, conquistas, etc. Hoje, existem ferramentas e plataformas capazes de capturar menções não somente da sua marca, mas também de concorrentes e de palavras associadas ao seu universo. Investir no monitoramento de mídias sociais é a certeza de ter melhores resultados, estando sempre à frente da concorrência.

São diversos indicadores que podem ser avaliados para saber os resultados de uma campanha, da mesma forma que há várias ferramentas analíticas para auxiliar na aferição de resultados positivos ou negativos de determinado esforço de marketing. Como já dito anteriormente, uma das formas mais eficazes de mensurar a performance real de uma ação é a partir de um relatório de conversão.

O Google Analytics, por exemplo, é uma das ferramentas analíticas mais utilizadas. Nele, é possível definir relatórios de conversão baseados em metas a serem atingidas, identificando as páginas mais acessadas, áreas de maior interesse, desempenho do processo de compra, frequência e, inclusive, a origem do acesso.

A MITI também oferece uma plataforma exclusiva, no qual é possível realizar um amplo monitoramento de mídias sociais, de concorrência e inclusive de notícias, contribuindo para melhores estratégias competitivas através de um estudo mercadológico constituído por inteligência competitiva, análises de consumo, de comportamento e de tendências. Tendo tudo isso à sua disposição você terá um ótimo desempenho em suas ações de marketing digital. Mas lembre-se, a mensuração de resultados não aponta onde está o problema, ela fornece uma série de informações e você tira as suas próprias conclusões.

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miti

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Monitoramento estratégico de conteúdo. Informações relevantes, selecionadas e filtradas de acordo com a estratégia de negócios de sua empresa. Nossa equipe de inteligência é formada por profissionais dedicados a estudar as especificidades de cada clientes.

22 comentários

  1. Olá, Gostei do artigo. Aguardo mais dicas como esta. Para eu que estou começando, estas dicas são muito importantes.

  2. Gostei muito desta postagem. Aprendi um pouco mais sobre o assunto.

  3. Gostei muito da abordagem deste assunto.

  4. Muito bom este artigo. É sempre bom aprender um pouco mais sobre marketing digital.

  5. Muito bom o post, bem explicativo e bem escrito. Ta de parabéns!

  6. Excelente artigo. Conteúdo muito bem estruturado. Aprendi muito hoje. Meus parabéns!!

  7. Parabéns pelo conteúdo e estrutura do seu blog! Se você também trabalha com Marketig Digital e encara esse negócio de forma profissional, clique no meu nome e conheça o Dicas de Afiliado.com tem muita coisa boa por lá!

  8. Obrigada 🙂

  9. Obrigada, Eduardo! 🙂

  10. Ótimo saber que você gostou do artigo, Elmar! Agradecemos pelos elogios. Volte sempre! 🙂

  11. Ficamos felizes em saber que você gostou do artigo, Conrado! Obrigada pelos elogios!

  12. Ótimo saber que pudemos lhe ensinar um pouco sobre marketing digital, Paulo! Agradecemos pelo elogio 🙂

  13. Que bom que gostou, Paulo 🙂

  14. Parabéns pelo artigo, bem explicado, obrigado.
    Sucesso.

  15. Muito bom o artigo.

  16. Obrigado pelo post.

  17. Obrigada, tirou minhas duvidas.

  18. Muito esclarecedor, obrigada.

  19. Parabens pelo post, me ajudou muito.

  20. Obrigado pelo artigo, tirou minhas duvidas, é sempre bom termos nossas métricas atualizadas para podermos ver nosso crescimento. Sucesso.

  21. Imagina, Douglas! Nós que agradecemos! Continue acompanhando nosso blog =) abraços

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