como os insights gerados pela pesquisa de mercado podem beneficiar a empresa

PESQUISA DE MERCADO: COMO OS INSIGHTS GERADOS PODEM AJUDAR A SUA MARCA

O tempo é feito de transformações, assim como todos nós. Alguns estudos cogitam que estamos caminhando para uma nova evolução humana, que em um futuro distante – ou não – todos estaremos conectados através da mente. Porém, outros estudos não olham apenas para o futuro e apresentam resultados sobre o tempo atual ou do passado, a fim de levantar informações para verificar as transformações ocorridas em diferentes pontos de visões.

Há algum tempo linhagens inteiras de animais desapareciam em questão de dias, seja pela mudança climática ou caça ilegal, sem que pudéssemos ter consciência desse descaso. Hoje, através de pesquisas avançadas, podemos não somente prever o risco de extinção, mas também engajar sociedades inteiras para a proteção deles e buscar as melhores formas de fazer isso. Aos poucos a cidade de Veneza está desaparecendo, imergindo cada vez mais rápido com a ajuda do aquecimento global, mais um ponto de transformação que não se baseia somente em pesquisas soltas, mas se juntam a repercussões reais e que direcionam para soluções mais assertivas. Pesquisadores estão tentando utilizar a tecnologia para tentar salvar um dos mais belos cartões postais do mundo.

O avanço tecnológico nos permitiu entrar em contato com todo o planeta, sendo agentes transformadores e/ou transformados, e esta globalização mudou como a sociedade se autoidentifica e se comporta perante os acontecimentos. O que ocorre de um lado do planeta, ao mesmo momento pode estar sendo vivenciado no outro, através de mensagens, fotos, vídeos e tudo em tempo real. A sociedade acabou sendo imersa na era da informação, gradativamente, chegando a atingir um ponto onde se faz necessária uma compreensão mais cognitiva e separar o que realmente é importante entre tantos dados compartilhados, principalmente quando estamos falando do online.

Os pontos de transformação sempre foram avaliados através de pesquisas, apontando os principais focos iniciais, respondendo questões para gerar diretrizes importantes, para a prevenção de crises através de estudos detalhados e entre tantas outras aplicações utilizadas há anos. Contudo, é natural que as empresas estejam cada vez mais convencidas de que a pesquisa de mercado seja o novo trunfo nos negócios. A demanda de informação social é enorme, as transformações em relação ao consumidor e ao mercado ocorrem de forma espontânea e com máxima urgência. Não acompanhar essas transformações significa, para uma companhia, assistir à própria extinção.

COMPORTAMENTO DA INFORMAÇÃO X INFORMAÇÃO DO COMPORTAMENTO

O crescimento populacional do planeta é um dos grandes fatores que demandam transformações significativas, principalmente no comportamento de cada indivíduo, os seus desejos e pensamentos sobre questões diversas se moldam conforme as exigências conferidas ao aumento desse volume. A migração dos centros rurais para os centros urbanizados não é uma novidade, porém o número de pessoas que deixam a ruralidade para tentar obter uma vida melhor em grandes cidades é cada vez maior.

Essas migrações em massa não somente entre cidades e regiões, mas também de um país para outro, acarretam choques de culturas e geram novas formas de comunicação pela junção abrupta de desigualdade social e conflito de ideologias. Atualmente, os centros urbanos equivalem a 54% da população mundial, algumas pesquisas cogitam que até 2050 esse índice chegará a marcar 66%. Aqui no Brasil, os centros urbanos correspondem a 80% da população, um aumento de 24% em menos de 40 anos.

Este crescimento populacional urbanizado, juntamente com as novas tecnologias, que a cada dia também buscam novas maneiras de impactar essas sociedades cada vez mais ansiosas por conectividade, geraram novos nichos comportamentais que se entrelaçam e afetam o mundo de diversas formas. E com o mercado de consumo não é diferente. O mundo digital e as ferramentas de conectividade mudaram os caminhos com que os consumidores buscam informações sobre marcas e produtos.

As oportunidades de conquistas no espaço cibernético são inúmeras e o impacto causado com uma boa comunicação também pode ser muito maior do que os meios utilizados antigamente, porém, é necessária uma maior atenção no planejamento dessas ações. As informações ocorrem de maneira rápida e, da mesma forma que você pode aproveitar oportunidades em tempo real e obter rápida visibilidade positiva, um leve escorregão pode se tornar catastrófico para a sua empresa. Um mau posicionamento, na era da informação globalizada, pode se prolongar durante muito tempo e sempre ser revivido pelos internautas.

Portanto, a pesquisa de mercado possui uma posição privilegiada nas tomadas de decisões de extrema importância. Através deste monitoramento intenso e da interpretação das análises obtidas, as ações voltadas para essas sociedades mutantes podem ser mais assertivas e alcançar melhores resultados para a sua empresa. Além de compreender os novos comportamentos, que são essenciais para conhecer os consumidores dos seus produtos e serviços, outro fator é possibilitar a identificação prévia de novas tendências e de novos grupos comportamentais.

TRANSFORMAÇÕES IMPORTANTES

O sistema social tornou-se mais consciente através do consumo intenso e da troca de informações, principalmente no processo que ocorre no meio digital. Por meio desses dados podemos identificar alguns pontos que estão se desenvolvendo com rapidez e adaptar os insights de comunicação para transmitir a mensagem que o consumidor realmente quer escutar e, assim, fazê-lo se identificar pessoalmente com a marca.

  • Influência

Apesar de a pesquisa ajudar a alcançar de forma correta o seu público-alvo, a individualidade causada pela era digital compôs uma sociedade mais atenta com o que lhe é transmitido e com o tipo de informação que se é consumida. Está muito mais difícil tornar um cliente fiel a sua marca e produtos. Hoje, cerca de 78% dos consumidores ao redor do mundo dizem não ter fidelidade por qualquer marca. Outro dado relevante é que 68% acredita que o consumidor não é um interesse importante para a marca, que as empresas pensam apenas nelas em qualquer decisão. O mercado consumidor atual deseja uma proximidade maior, mais clareza na comunicação e absorção de confiança.

  • Mídia

Esqueça a televisão como o maior veículo midiático de impacto. A credibilidade ocorre através de outros usuários dentro da rede digital. O compartilhamento de informações dentro de redes sociais, sites e blogs possui mais impacto perante o consumidor do que uma propaganda entre um programa de televisão e outro. Este comportamento advém de tendências sociais que dão um maior valor para a experimentação, introduzidas em uma sociedade que não sente credibilidade advinda das marcas e encontram novos influenciadores para confirmar e informar sobre vários quesitos sobre produtos e marcas.

  • Moda

Antigamente as tendências de moda eram ditadas exclusivamente nas passarelas de grandes semanas de moda ao redor do mundo. Hoje, até mesmo esses eventos, que antes eram extremamente tradicionais quanto a sua execução, tiveram que transformar a sua formatação. A maneira como as coleções são disponibilizadas teve que mudar, antes eram divididas por estações e sua exibição acontecia meses antes. Agora o que aparece na passarela já vai para as lojas no dia seguinte. O sentido de vestimenta não é mais repassado pelas marcas, mas sim pela própria sociedade, que cada vez mais se multiplica em diversas identidades que requer múltiplas necessidades saciadas.

  • Comportamento

A mobilidade nas grandes cidades acabou tomando outra direção. Através de uma conscientização ambiental e também de logística, as bicicletas estão tomando conta das cidades e fazem parte do dia-a-dia dos seus habitantes.  Em 2015, São Paulo passou de 174 mil para 261 mil ciclistas frequentes, obtendo um aumento de 50%. Grandes centros urbanos já perceberam essa demanda social e reformularam, ou estão em processo de reformulação, a sua urbanização para se adaptar aos ciclistas.

  • Saúde

O conhecimento empírico sobre os alimentos que ingerimos, de onde eles vem e toda a sua composição, tornou-se prioridade para uma sociedade mais consciente. A venda de produtos orgânicos dobraram nos últimos 5 anos, e a tendência é que continue crescendo. Do mesmo modo, aumenta a procura de novas formas de alimentação que traga benefícios reais para a saúde.

Esses insights são alguns pontos que exemplificam a mudança constante que o mercado vivencia e como o comportamento do consumidor está propenso a constantes mudanças, afetando diretamente o mercado. Através deste contexto podemos identificar a importância da pesquisa de mercado como ferramenta de direcionamento, para que as companhias compreendam corretamente como agir.

Apenas a obtenção dos dados não é o suficiente para a criação de um planejamento estratégico, ainda mais quando sabemos que encontrar informação não é o maior desafio hoje. Já transformar esses dados em uma orientação clara, em meio a este universo que insiste em nos afundar em um oceano de dados, torna-se a premissa real para a conquista dos objetivos através de informações precisas.

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