PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA 2017

Passado o ano de 2016 – e ainda em processo de superação -, as empresas agora encaram 2017 com esperança de prospecções mais atraentes para o novo período. Para tanto, pequenas e grandes companhias buscam aproveitar ao máximo as informações que conseguem recolher do mercado como um todo, a fim de traçar direcionamentos mais assertivos e impactar os consumidores.

Neste contexto, a área de Inteligência de Mercado (IM) tornou-se extremamente importante para a obtenção e refinamento das informações, gerando respostas para o posicionamento de ações mais direcionadas. Em 2017, o setor de IM deixa de ser apenas uma questão de experimentação de mercado, ou um mero coadjuvante na tomada de decisões da empresa, e passa a ser um agente determinante na gestão de uma organização.

Essa importância ganha força devido às constantes mudanças nos setores do mercado, como o surgimento de novas tendências e exigências demandadas pelos consumidores, transformações estas que são impactadas pelo avanço tecnológico.

O cenário de intensa tecnologia obriga as empresas a se atualizarem diariamente, porém, quando se trata do consumidor essa renovação precisa ser diária, dado o volume intenso de informações criadas e compartilhadas na internet, principalmente quando falamos sobre redes sociais. Essas transformações sociais em ritmo acelerado refletem diretamente no gerenciamento empresarial, por isso o acompanhamento dessas nuances é muitas vezes um desafio para gestores de negócios.

A necessidade de se obter estratégias de forma cada vez mais rápida e automatizada valorizou as ações em tempo real, um grande diferencial competitivo que, não apenas aproxima a marca dos seus consumidores, como também agrega valor e vantagem competitiva diante da concorrência. Desta maneira, a inteligência de mercado arrematou a atenção das organizações como uma ferramenta essencial para potencializar os lucros e gerar valorização através de uma análise de dados criteriosa.

E como o mercado muda constantemente, a inteligência de mercado também sofre mudanças quanto à sua aplicação nas empresas. O aperfeiçoamento na tecnologia de captação de dados e análises mais detalhadas são algumas tendências-chave para o ano de 2017.

Confira quatro tópicos e suas respectivas tendências de Business Intelligence para o ano de 2017:

  • FERRAMENTAS

Armazenamento em nuvem

A adoção de dados em nuvens acontece gradativamente desde 2015. A confiança no sistema gerada pela facilidade em armazenar e compartilhar os dados, fez com que muitas empresas se rendessem à ferramenta. Desta maneira, a análise em nuvem começa a se tornar extremamente essencial para gerar respostas mais rápidas e em tempo real.

Softwares mais inteligentes

A área de Inteligência de Mercado obteve grande expansão nos últimos anos, por isso é compreensível que as tecnologias que envolvam este universo também seguissem a evolução, entregando serviços cada vez mais específicos e direcionados.

Os novos softwares ficaram mais especializados e criteriosos, com o intuito de facilitar a atuação do profissional, através do aprimoramento de funcionalidades como a importação de planilhas, gerações gráficas por localidade, entre outras, para a otimização do trabalho. As empresas buscam cada vez mais softwares únicos que proporcionem exclusividade nas análises geradas, propondo diversificação nos resultados e uma visão aprofundada.

Personalização dos serviços

É um grande desafio fazer com que os gestores das empresas entendam a importância da análise de dados. Porém, não é mais uma opção querer ou não introduzir a Inteligência de Mercado aos negócios, uma vez que ela é extremamente importante para as tomadas de decisões.

A entrega de serviços mais personalizados começa a fazer parte do universo de IM. A necessidade de diferenciação tornou-se uma das maiores táticas de marketing. As empresas não querem olhar pela mesma perspectiva que o seu concorrente, obtendo os mesmos dados e as mesmas visões que ele; elas querem análises que as possibilitem criar estratégias únicas.

  • SERVIÇOS

Integração de dados em um só local

Pelo volume cada vez mais crescente de informações, as empresas necessitam de análises mais ágeis e em tempo real. Anteriormente, o armazenamento de dados era feito de forma descentralizada e segmentada por setores. Agora, as empresas querem encontrar todos os dados em um só local. O trabalho de análise se tornará mais independente e trará informações mais precisas e combinações realmente necessárias.

A conexão entre os dados precisa ser cada vez maior, apresentando maior facilidade de manuseamento, evitando repetições de ações, descomplicando as funções realizadas pelos profissionais de Inteligência de Mercado na coleta e análise.

Análise emocional dos dados

Com as ágeis mudanças comunicacionais – as redes sociais são grandes exemplos dessas mutações – é necessário ir além do agrupamento de dados e estatísticas, sendo fundamental realizar uma análise mais aprofundada dos dados.

A análise emocional dos dados propõe ir além do que nos é apresentado superficialmente. As análises necessitam ter um caráter mais crítico, a fim de descobrir a mensagem que está por trás de cada dado e decifrar todas as informações concebidas.

  • DADOS

Obtenção de dados em tempo real

O tempo para a tomada de decisões precisa ser imediato. Hoje, cada minuto pode representar a perda de uma grande oportunidade para o crescimento da marca ou para remediar problemas de última hora. Antigamente, as ações de marketing consistiam em uma extensa e demorada pesquisa de mercado. Hoje os mecanismos de busca apresentam dados em tempo real, o que é extremamente necessário para as empresas na era das mídias sociais, uma vez que elas deixaram de ser apenas canais de comunicação entre empresa e cliente, tornando-se verdadeiros canais de pesquisas para compreender melhor o público.

  • TECNOLOGIA

Investimento digital supera o tradicional

O profissional de IM precisa estar constantemente em contato com o mundo digital e suas novidades. O canal digital transformou a sociedade como um todo. Pode não parecer uma grande novidade para ser considerada uma grande tendência, porém o mundo digital muda diariamente e é necessário se manter atualizado para poder enxergar novas formas de se obter vantagem competitiva.

O investimento em mídias digitais é muito maior atualmente do que em mídias convencionais como a televisão. Hoje, por exemplo, a Netflix superou o SBT em faturamento. Isso demonstra o poder no universo digital e a importância em se envolver em investimentos inteligentes, o que muitas empresas ainda possuem receio de adotar.

Mobile se tornou a primeira tela

O movimento mobile first vem se consolidando já há alguns anos. O que antes chamávamos de segunda tela, hoje se tornou a primeira e a segunda ao mesmo tempo, além de ser uma tendência de inteligência de mercado.

A procura por dados que podem ser trabalhados de qualquer lugar e a qualquer momento é grande, o que vai de encontro com outras tendências, principalmente quando falamos em resoluções em real time. Com isso, o gerenciamento remoto não é mais um luxo a ser entregue, ele passa a ser uma ferramenta essencial no mundo contemporâneo.

O avanço do business intelligence segue as demandas sociais e as transformações tecnológicas, exigindo a atualização contínua e um preparo flexível para a análise de informações. As novas tendências da área consistem em análises mais avançadas e capazes de obter respostas mais específicas, apresentando um serviço muito mais eficaz possibilitando tomada de decisões no momento correto.

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