Relações Públicas Digitais: Você Conhece Essa Profissão?

A internet e as novas ferramentas digitais de comunicação transformaram definitivamente a maneira como as marcas se relacionam com seu público. Isso trouxe grandes mudanças também para os profissionais que atuam na comunicação dessas empresas, como assessores de imprensa e relações públicas. Se antigamente o profissional se valia de contatos e bons relacionamentos com a imprensa, ele precisou se reinventar e, atualmente, é essencial que as marcas invistam em estratégias que tragam credibilidade e construam relevância junto ao seu público nos canais digitais.

Uma das profissões diretamente impactada por essas mudanças foi a de Relações Públicas, surgindo assim, os profissionais de Relações Públicas Digitais, uma área que combina as práticas tradicionais do setor com a nova realidade da comunicação no ambiente on-line, como marketing de conteúdo, marketing digital e mídias sociais. O profissional de RP tem atuação fundamental na composição do planejamento das empresas, através de ações que foquem na relação com todos os públicos da marca, com o objetivo de criar uma rede de relacionamentos que tragam benefícios à companhia e que auxiliem a mitigar ou eliminar quaisquer possíveis notícias e repercussões desfavoráveis  à imagem da empresa.

O novo RP dos tempos digitais utiliza o conteúdo produzido pela companhia em seus diversos canais sociais como forma de interagir diretamente com o público-alvo da marca, criando uma comunicação mais próxima ao cliente, sem intervenções e ruídos. Isso permite ao profissional fortalecer a presença da marca na internet, construindo autoridade e relevância no mercado de atuação da empresa, em busca de novos negócios.

Dentre as estratégias que possibilitam essa interação mais direta com o cliente, está o marketing de conteúdo, que visa criar materiais úteis e relevantes com o objetivo de atrair novas oportunidades. Esse conteúdo busca se identificar com as necessidades dos  clientes, respondendo dúvidas e solucionando problemas, sem focar, em um primeiro momento, nos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Além de criar um conteúdo de qualidade que seja útil e de grande ajuda para o público, o  profissional de RP Digitais também deve despertar o interesse de jornalistas e outros formadores de opinião, aumentando as chances de se conseguir visibilidade espontânea.

Aliás, em tempos de redes sociais, quando falamos de formadores de opinião, nos referimos também aos influenciadores digitais. A internet é um espaço democrático que tirou dos grandes veículos de comunicação a exclusividade da criação e do compartilhamento de ideias, experiências e mensagens. Com isso, para garantir sua fatia de mercado, é essencial que o trabalho de Relações Públicas Digitais crie ações e estratégias que se comuniquem com esse público, implementando estratégias de engajamento orgânico e criando conteúdos de relevância. Para isso, uma das tarefas fundamentais desse profissional é identificar esses influenciadores digitais e usar das mais diversas ferramentas para atrair sua atenção, fazendo com que eles se interessem pela marca e acabem por compartilhar conteúdos que possam trazer benefícios à empresa.

Outra área que deve atuar em consonância com relações públicas digitais é o marketing digital. Essa atuação conjunta é fundamental para a criação de estratégias mais assertivas que visem à nutrição de leads, e para o monitoramento das diversas mídias  sociais a fim de identificar, criar e manter um relacionamento mais próximo e direto com os consumidores da marca. Para isso, é essencial que o profissional de RP Digitais esteja atento à evolução das tecnologias e às novas ferramentas de comunicação.

Embora a nova realidade da profissão não tenha modificado os objetivos que ela se propõe a alcançar, com certeza trouxe profundas alterações à maneira como esse trabalho é feito. A internet trouxe novas possibilidades, proporcionando às marcas novos canais para alcançar os seus diferentes públicos. Porém, também trouxe consigo novo desafios e perigos. A produção incessante de conteúdos e a velocidade com que eles circulam e se tornam virais na web, exige que o trabalho de relações públicas digitais ande lado a lado com outras áreas responsáveis pela comunicação da empresa, auxiliando no acompanhamento desses conteúdos e na defesa da imagem e da credibilidade da marca.

Atualmente, as Relações Públicas se tornaram um trabalho multicanal, de veículos tradicionais às diferentes mídias sociais, construindo um diálogo direto entre a marca e seu público. Isso de forma mais pessoal, autêntica e bilateral, em que a empresa passa a mensagem, mas também ouve o que seu cliente tem a dizer. Isso encoraja o consumidor a manter uma relação mais próxima e uma interação mais eficaz, gerando um diálogo contínuo que encoraja o compartilhamento e se aproveita disso para tirar insights valiosos para ações futuras e também para acompanhar a repercussão das estratégias já realizadas.

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